Se você tem seu rosto assim : Mesmo se protegendo do sol da melhor maneira possível, você descobre que manchas começam a surgir, quem nunca se protegeu dos raios UV também começa a notar o problema surgindo, só que de maneira bem mais severa. Comece a usar a hidroquinona e deixe o seu rosto assim : Antes de usar a pomada,lave bem o rosto Seque delicadamente sem ferir a pele Passe a pomada só no local afetado Resultados:
Apesar de ser o ativo mais prescrito pelos dermatologistas e o mais poderoso para combater as manchas, a Hidroquinona só tem seus primeiros resultados após dois meses em média de aplicação regular. Seu uso geralmente não ultrapassa oito meses, pois o mesmo apresenta problemas com o uso prolongado. O que se pode esperar é que a pele no geral fique mais uniforme e bonita, alguns tipos de manchas desaparecem, outras ficam menos evidentes e a face ganha alguns tons mais claros, desta maneira ela revela uma pele com menos imperfeições e com o tom mais regular. O Que é Hidroquinona e Para Que Serve:
Hidroquinona é um composto orgânico aromático, é um difenol, substância eminente redutora. A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque.
Como Age:O composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina Os Problemas da Hidroquinona:
Sabe-se que a aplicação tópica da Hidroquinona pode ocasionar a ocorrência de leucomelanodermias em confete, um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina, e da ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele. Além dessas anormalidades e da ocorrência de câncer, estudos mostram a ocorrência de adenoma renal e leucemia em experimentos animais, indicando sua nefrotoxicidade. Hoje, é conhecido o modo como a Hidroquinona e seus metabólitos podem causar dano ao DNA e inibir a apoptose de células em mutação. Seu uso diário também pode provocar acúmulo no corpo através da absorção sistêmica. (fonte: Mauricio Pupo).
Reações da Hidroquinona:
As dificuldades mais sentidas pelos pacientes são pele seca, vermelhidão, coceira, inchaço e sensibilidade, podendo também apresentar formação de bolhas, aparecimento de pigmentos azuis e pretas na pele, neste caso o uso deve ser interrompido e o médico consultado.
Combinações Com Hidroquinona Para Efeitos Mais Potentes:
Hoje a hidroquinona é encontrada em medicamentos tópicos com concentrações de 2% á 4%, ela pode ser o único composto ou em combinação com demais ativos que potencializam seus efeitos, destes, o mais famoso é o Ácido Retinóico, juntamente com algum corticóide. A mais clássica dessas combinações é chamada de Fórmula de Kligman que consiste em fluocinolona á 0,01%, hidroquinona á 4% e tretinoína 0,05% .
Já manipulado, a Hidroquinona pode ser formulada de 2% á 10%, que também pode ser apenas Hidroquinona ou em associação á outros ativos, segue uma lista de algumas possibilidades de manipulação:
* Hidroquinona 5%; Tretinoína 0,05%; Dexametasona 0,05%; Creme Lanette qsp 30g.
* Hidroquinona 2,5g; VC-PMG 1,5g; Hidrocortisona 0,05g; Creme Lanette qsp 30g.
* Hidroquinona 3%; Ácido Glicólico 6% Alfa Bisabolol 0,5%; Gel qsp 30g.
* Hidroquinona 4%; Ácido Kójico 2%; Ácido Glicólico 6%; Creme qsp 30g.
* Hidroquinona 10%; Azeloglicina 15%; Hidrocortisona 0,05%; Creme qsp 30g. O Que Fazer Para Que o Tratamento Seja Confortável:
As dicas são simples e certamente irão ajudar o paciente ao longo do tratamento suportar possíveis efeitos colaterais. Lave o rosto com uma sabonete mais neutro, remova totalmente a Hidroquinona pela manhã, evite ao máximo a exposição ao sol e mesmo assim capriche na aplicação e reaplicação do filtro solar (reaplique pelo menos no meio do dia). Passe uma fina camada sobre a pele que irá receber o tratamento, não exagere na dose, use apenas o suficiente e caso seja necessário use um dia sim e outro não, ou dois dias sim e um não, o importante é ter paciência e disciplina. Por fim e não menos importante, desconsidere o uso de cremes muito abrasivos que contenha outros ácidos e adstringentes que ressequem e esfoliam a pele.
Contra-Indicação:
Hidroquinona é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade, alergia ou intolerância ao componente Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não devem usar. Depoimento O mais importante é ir em um médico de confiança e ter uma conversa legal, não saia por ai comprando coisas que podem acabar por danificar sua pele ou agravar o problema, principalmente se seu conhecimento for mínimo, o mais legal é seguir uma rotina de cuidados bem dirigida por um profissional. Apesar das 'monstruosidades' da Hidroquinona, eu mesmo faço uso as vezes por um tempo mais curto e muito das vezes associado a tretinoína e tudo sempre foi bem tranquilo, minha pele fica mais clara, com um tom mais belo, as manchas temporárias de acne somem muito mais rápido e a face revela tons desiguais praticamente nulos, sem nenhum problema grave, no máximo uma leve coceira no pescoço que geralmente passa em dois dias e uma descamação hiper leve no queixo que ocorre a cada 20 dias em média, no mais a Hidroquinona tem me ajudado a alcançar de maneira considerável uma rosto mais apresentável dentro do possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário